Audacity, o pequeno e leve, mas poderoso, gravador e editor de áudio
Após alguns anos utilizando o Audacity para edição de áudio em gravações caseiras (e na minha igreja), resolvi publicar algumas dicas de uso do mesmo pela experiência adquirida. São gravações ao vivo direto do microfone do gravador, não são gravações diretas no Audacity, mas algumas dicas se aplicam.
O objetivo não é exaltar o Audacity como melhor, existem excelentes alternativas no mercado de softwares também gratuitos (ou quase - como o Reaper), mas achei o Audacity mais direto para o que eu preciso sobre pós-produção pelos anos de uso como audiófilo amador.
No meu caso o contexto de gravação induz ao áudio gravado ser saturado pela proximidade do PA e pressão do som em excesso pelo volume e sons mais graves, sendo assim fui "lapidando" algumas dicas e parâmetros para aplicar a esse contexto, adeque ao seu.
As dicas não fazem milagres do tipo transformar uma gravação totalmente distorcida em uma gravação "de CD", isso porque não dá para tratar som saturado em excesso pelo ganho de entrada não estar regulado corretamente. É possível até se conseguir alguma melhora, mas não é o foco deste artigo.
Sempre configure o ganho de entrada do seu gravador para o mais adequado que for, teste qual será esse nível de atenuação ideal. No meu caso eu gravo através do programa RecForge Pro no meu smartphone Android com atenuação em -20dB, mas isso varia da distância da fonte de som e pressão do som esperadas, se for atenuado em excesso irá captar o som no ambiente em excesso ao invés do som esperado da fonte.
Alguns softwares tem configuração de AGC (Controle de Ganho Automático) eficientes, teste se vale a pena pois depende também da velocidade de processamento do seu aparelho.Antes de começar a mexer no Audacity baixe o plug-in VST MDA Stereo, apenas descompacte na pasta Plug-Ins do Audacity que ele será carregado automaticamente quando executar o programa.
Vamos aos passos: (considerar que a aplicação de efeitos se faz selecionando a porção de áudio para tal)
- Importe (ou arraste) o MP3 da gravação para o Audacity.
- Aplique o efeito "High Pass Filter", traduzido como Filtro "Passa-Alta", ele irá limpar tudo que extrapole a frequência de corte para baixo para o ganho configurado, resumindo, irá limpar os graves até a frequência e ganho configurados. Configure a potência para atenuar, -6dB (padrão), e a frequência de corte em 192Hz.
- Após limpar os graves que estavam saturando o som veremos na amostra do som que o mesmo ficará mais uniforme, mas será necessário aplicar uma pequena equalização pois parte do grave pode ter se perdido, aplique o efeito "Bass and Treble" com o parâmetro Bass em 8dB e Treble em 3dB (este, o agudo, apenas para dar um "brilho" que poderá ser imperceptível).
- Um efeito que dá um diferencial é a conversão para Estéreo, no caso a simulação, caso seu aparelho já não grave nativamente em estéreo. Para tal há alguns passos a mais visto que o arquivo não tem as faixas/canais separados.
- Selecione toda a faixa, clique em menu Editar | Duplicar, será criada uma faixa idêntica, cópia.
- No menu de cada trilha, quando se clica no título da trilha, há uma opção Left Channel e uma Right Channel, considere então selecionar para uma trilha um canal e para a outra outro.
- Em qualquer uma das trilhas clique novamente no título da trilha e escolha Make Stereo Track.
- Agora sim vamos ao efeito, escolher o que foi instalado na pasta plug-ins, no menu aparecerá como VST: mda Stereo, apenas aplicar com os parâmetros padrões.
- Outro efeito que pode dar um diferencial no resultado final é o Reverb, que vai além de apenas "gerar eco" (delay é que faz isso!). O reverb possibilita encorpar o som, além de dar um ar mais profissional, mas use sem excessos, senão poderá embolar. Deve ser bem configurado pois o próprio ambiente já poderá ter um reverb natural, gravações ao vivo costumam ter o reverb natural do ambiente, aí depende do tamanho deste para saber se vale a pena ou não aplicar o efeito. Eu utilizo o preset Medium Room.
- Quase finalizando, aplicar o efeito Normalize para o som fique mais uniforme. Selecionar o efeito e marcar todas as 3 opções. O padrão de atenuação é de -1dB, esse valor pode ser mudado para menos (-2 por exemplo) caso você considere que o som fique muito alto, pelo desenho da onda.
- Para finalizar o efeito Compressor, para deixar o som mais uniforme, sem picos de volume, também mantenha os parâmetros padrões.
Nota 1: Quando aplicamos efeitos sobre toda uma gravação, por exemplo, há N músicas gravadas e aplicamos vários efeitos, é importante lembrar que alguns efeitos são baseados no contexto de toda a fonte do som, então se cortamos um pedaço, ou seja, extraímos uma música, uma parte que foi tratada de forma geral, pode ser interessante reaplicar algum efeito que depende de contexto, o Compressor trabalha dessa maneira, assim como outros.
Nota 2: Havendo pedidos posso melhorar o artigo colocando imagens para ajudar na orientação dos passos.
Referências:
Se tiver sugestões ao artigo, melhorias, comentários e críticas pode fazê-lo, vale tudo para melhorarmos nossas gravações.
Boas gravações!
Nota 2: Havendo pedidos posso melhorar o artigo colocando imagens para ajudar na orientação dos passos.
Referências:
- http://audacity.sourceforge.net/
- http://wiki.audacityteam.org/wiki/Audacity_Wiki_Home_Page
- http://wiki.audacityteam.org/wiki/VST_Plug-ins
Se tiver sugestões ao artigo, melhorias, comentários e críticas pode fazê-lo, vale tudo para melhorarmos nossas gravações.
Boas gravações!
Comentários
Postar um comentário