Compra no Deal Extreme - Correios = Atraso na entrega = Não localizado no fluxo postal
INTRODUÇÃO
Esta é apenas uma "avaliação" sobre como foi minha saga com uma compra na Deal Extreme e nosso monopolizante sistema de encomendas/entregas chamado Correios.
Fiz uma compra no Deal Extreme, a primeira, meio que para fazer um teste já foi coisa pequena e barata, e também aproveitar o frete gratuito, queria comprar umas bugigangas a 1/3 - ou mais - do valor encontrado localmente.
Esta é apenas uma "avaliação" sobre como foi minha saga com uma compra na Deal Extreme e nosso monopolizante sistema de encomendas/entregas chamado Correios.
Fiz uma compra no Deal Extreme, a primeira, meio que para fazer um teste já foi coisa pequena e barata, e também aproveitar o frete gratuito, queria comprar umas bugigangas a 1/3 - ou mais - do valor encontrado localmente.
Tudo foi bem tranquilo e rápido.
LINHA DO TEMPO
Comprei no dia 5 de dezembro de 2014 e no dia 10 já haviam despachado.
Despacho oficial para o Brasil: 10 de dezembro às 23 horas com o número do rastreamento dos Correios, que só entra no sistema alguns dias depois, vai entender porque, visto que de fora para dentro do Brasil é mais rápido que quando a encomenda chega no país e fica passeando por cidades e estados.
Agora resumindo a situação quando o rastreamento ficou ativo:
- Dia 19/12 entrou no sistema dos Correios.
- Dia 26/12 chegou ao Brasil.
- Dia 9 de janeiro de 2015 - parou em uma unidade-de-sei-lá-o-que em Curitiba/PR e morreu aí, informado como "Atraso na entrega".
Pelo o que parece é um local centralizador do fluxo postal internacional, mas sinceramente, se passou no trâmite em São Paulo porque ir para outro local, avaliar mais o que? E ainda, ir para outro estado, sair do sudeste e ir para o sul, é muito desperdício de tempo e recurso.
Bem, de qualquer maneira, chegou!
Mas até que ponto foi seguindo o processo normal como deveria?
COÇANDO A PULGA ATRÁS DA ORELHA
Para quem não sabe existe o link antigo do rastreamento dos Correios (imagem abaixo).
Por esse link de rastreamento antigo as informações sobre ele são mais completas, e no caso a simples mensagem Atraso na entrega vira Não localizado no fluxo postal, mais sugestiva e "traumatizante", pois indica que sumiu do "radar" deles. Para aumentar o nível de preocupação ainda colocam um aviso para entrar em contato com eles.
Pelo rastreamento normal no site dos Correios a informação sobre a encomenda é apenas de atraso, mas percebi algo que indica um problema maior do que isso quando tentei cadastrar o celular para recebimento de SMS, não lembro mais qual é a mensagem de aviso, mas é algo do tipo "você chegou ao fim do fluxo", mas oras, se é apenas um atraso não posso cadastrar meu celular para receber um aviso quando sair desse ponto?
Dica: após cerca de um mês e meio parado lá em Curitiba eu abri um protocolo de reclamação nos Correios (façam isso também, mas por telefone!), depois de cerca de duas semanas vi que não houve mudança e liguei, acertei o e-mail do protocolo que tinha aberto que estava errado visto que o formulário deles induz ao erro de preencher os dados de quem enviou - então após isso recebi uns dois e-mails, mas não sobre mudança no trâmite, apenas informativos.
Quando abri o protocolo via internet também já tinha aberto uma reclamação com a Deal Extreme, pois já havia estourado o prazo dado por eles.
NOVO MÉTODO DE ENTREGA DOS CORREIOS: TELE-TRANSPORTE
Na hora do almoço do dia do recebimento eu havia rastreado pelo site dos Correios e a situação ainda era a mesma, atraso desde 9/1, então à noite o porteiro do prédio onde moro me interfona dizendo que havia uma encomenda para mim.
Fui olhar no site dos Correios e magicamente o rastreamento mudou de 9/1 "atraso" para o dia que recebi "Saiu para entrega" (ver imagem anterior), não houve nenhum trâmite, não saiu lá de Curitiba para algum outro centro de distribuição, nem para o meu estado, que passa para um central e outro local num bairro vizinho.
Bem, imagino que o pacote foi tele-transportado para dentro da Van dos Correios no dia da entrega direto de Curitiba, só pode.
Referência:
Comentários
Postar um comentário