Problemas Google :: utilizar ou não o Google Drive e Chrome?
Sempre fui um evangelizador das ferramentas do Google, mas há algum/bom tempo tenho ficado com um pé atrás devido especificamente à queda da qualidade dos softwares clientes para Windows e algumas "inconsistências" dos serviços.
Pesquisando em fóruns vi não sou o único com críticas.
Google Drive
O cliente para Windows tem sérios problemas de excesso de uso de memória, acesso a disco e processamento.
Passei por tais problemas a ponto de não conseguir sincronizar uma conta que não sincronizava há um certo tempo com um notebook que estava parado. Problema tão grande que simplesmente precisei eliminar conteúdo do drive e dividir o sincronismo em lotes - ATÉ QUE FINALMENTE CHUTEI O BALDE E DESISTI DO GOOGLE DRIVE.
Segundo problema, e que descobri quando migrava para outro serviço de drive virtual, os arquivos de planilhas e documentos - .gsheet e .gdoc - são apenas links, não possuem conteúdo.
Há algum "limbo" em que o conteúdo do arquivo é realmente guardado, quando eu descobrir onde ficam atualizo esse artigo.
Das pesquisas que fiz muita gente reclama disso. Há quem perdeu informações valiosas, anos de conteúdo, planilhas normalmente. O erro está em copiar o arquivo sem ver o tamanho, arquivos .gsheet e .gdoc são simplesmente links para arquivo "online", contém apenas a URL e outras informações de referência para um arquivo online e por esse motivo são minúsculos.
Para finalizar, também considero ponto negativo uma característica que lançaram como "normal" no serviço (após a compra do Writely), mas eu não concordo e virou padrão por causa do Google, tanto que a Microsoft copiou também, e que é o espaço físico ser compartilhado com o Gmail...idem com as fotos.
Chrome Browser (navegador web)
Fui um assíduo usuário do Firefox por anos, então após o Chrome consolidado passei pelo processo traumático de encontrar extensões relativas para adotá-lo como navegador principal. Um dos motivos importantes era pelo "ecosistema" Google começando a se formar pelo Chrome e demais serviços e o sincronismo da conta Google por lá.
Nem considerei a fajuta comparação de que o Chrome ocupa menos espaço de memória RAM (ocupa até mais se somarmos os processos abertos por ele), ou então a "vantagem" em ter um problemático plugin de Flash nativo.
Exceto por um ou outro plugin melhor ou pior num ou noutro, o Chrome vinha muito bem, mas também comecei a cansar sobre ele ser guloso no uso de recursos, fora problema chato ao restaurar abas em ambientes diferentes, exemplo, em casa mantenho X abas, no trabalho ao abrir o browser as mesmas abas não são restauradas mesmo configurado para isso.
Comentários
Postar um comentário