Tela de vidro versus Touch - não seja enganado!
A história trágica começa com o seu (o meu) smartphone caindo no chão e trincando toda a tela, mas ainda todo funcional incluindo a sensibilidade ao toque sem nenhuma falha por toda a área da tela.
Então após você tentar utilizar o aparelho com a tela toda trincada você resolve sondar quanto ficará o conserto porque é impossível utilizar.
O ponto em si não é o valor, que será alto (não deveria ser tão), o objetivo é descobrir quando os técnicos estão passando a lábia tentando enganar para justificar valores, no final tudo se resume ao velho problema de prestador de serviços brasileiro querendo ganhar muito em pouco tempo ao invés de ganhar um menos e garantir a permanência do negócio.
Vidro X Touch
Em praticamente qualquer aparelho há a seguinte diferenciação:
- Tela (de vidro, ou glass);
- E o famoso "touch".
A tela de vidro é a "placa" mais externa, exatamente com o nome diz, alguns aparelhos mais antigos nem é de vidro. Não tem ligação direta com componentes eletrônicos, simplesmente é o vidro que fica por cima do "touch". Esse item costuma ser barato, algo em torno de 40 reais dependendo do aparelho.
Já o "touch" é vendido como um kit que inclui o vidro junto. É literalmente a tela que é sensível ao toque e fica embaixo do vidro que age como proteção. Esse item é bem mais caro e engloba além do vidro na parte exterior, vários componentes eletrônicos na parte interior. Praticamente esse kit é a parte interna da frente toda do aparelho e faz um "sanduíche" com a placa principal do celular e a bateria. O custo pode ser até 10 vezes mais que o vidro.
Por N motivos à vezes temos a tela de vidro intacta mas o touch, a sensibilidade ao toque, toque com problema, "toques fantasmas" impedindo a operação, áreas que não respondem mais ao toque e etc.
Técnicos que gostam de perder dinheiro
A prática dos técnicos que preferem ganhar muito na hora e perder clientes é optar pela troca do "touch" inteiro, que é mais simples de fazer, gerando um custo maior para quem precisa do serviço sendo que em vários casos a troca do vidro seria suficiente. Considerando uma média de 100 reais pelo serviço já está de bom tamanho, ganhando mais que alguns professores universitários.
Técnicos que tentam engabelar quando se sabe um pouco mais
Então encontrei um anúncio de um técnico que vende que a troca do touch do meu aparelho seria 140 reais, desconfiei e liguei para saber, consegui descobri que o dito cujo inventou um novo serviço à venda, troca do "display".
Preferi nem entrar em mérito de discutir algo que é do serviço dele, não que eu quisesse desconto, mas que ele vende-se na propaganda o que realmente é, até tentei entender qual a diferença de vidro, touch e display, mas desisti.
Não é querendo achar que sei mais, e não sei mesmo, mas qualquer site ou vídeo de "disassembly" explica direitinho cada componente e esses técnicos querem é realmente enganar o pessoal não indo direto ao ponto da informação.
Comentários
Postar um comentário