Problemas complexos, soluções simples - O Especialista

Nem todos os problemas complexos requerem soluções complexas.

Temos que vigiar para não focarmos no problema transformando-o maior do que realmente é, isso impede aquele insight com a solução, que em muitos casos é simples e que nos faz rir da nossa cara com o pensamento "porque não pensei nisso antes?".

Claro que nem todos os problemas são simples de resolver, mas ainda assim há aqueles que são compostos por várias soluções simples, aí entra outro pensamento interessante, dividir a solução em pequenos problemas que podem ser resolvidos em partes separadas - por uma equipe, ou para que seu cliente possa ver que você está trabalhando naquilo que ele precisa permitindo uma certo grau de transparência.

Você também pode ser altamente capacitado, ter solução para "tudo", e considerar aquela solução como sendo a melhor ou única, mas é preciso sair dessa zona de conforto às vezes, sair do metódico e ir para o prático.

Abaixo deixo-vos uma parábola que encaixa com o assunto.



O Especialista (autor desconhecido)

Um especialista foi chamado para solucionar um problema em um computador de grande porte e altamente complexo... um computador que valia 12 milhões de dólares!

Sentado em frente ao monitor, o especialista pressionou algumas teclas e balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e girou um minúsculo parafuso no interior da máquina. Então ligou o computador novamente e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente.

O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante:

- Quanto lhe devo? - perguntou.
- São mil dólares, por favor. - Disse o especialista.
- Mil dólares? Mil dólares por alguns minutos de trabalho? Mil dólares por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador vale 12 milhões de dólares, mas mil dólares é um valor absurdo! Pagarei pelo seu serviço somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor.

O especialista concordou balançando a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la, no mesmo instante, sem reclamar.

A nota fiscal dizia: "Serviços prestados"

  • Apertar um parafuso.................... 1 dólar
  • Saber qual parafuso apertar.......... 999 dólares
  • TOTAL ............................. 1.000 dólares



Moral da história:

Cobra-se pelo que se sabe, e não necessariamente pelo que se faz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Selenium + Firefox = The type initializer for 'System.IO.Compression.ZipStorer' threw an exception

Transmissor sem fio bluetooth Tomate MTB-803 e manual

Problema de rolagem de HTML em iframe no iOS