Como tornar seu app mais atrativo (e mais usado/usável)

Compilei um resumo bem sucinto com algumas dicas que encontrei em sites sobre como tornar seu app mais atrativo no sentido de o usuário "querer utiliza-lo".
São conceitos de UX (experiência do usuário) presentes em vários apps conhecidos, mas que às vezes não percebemos como são óbvios e que, para quem desenvolve aplicativos móveis, acabam virando regras que sempre devem ser aplicada nos próximos.
Notificações
São basicamente formas de a aplicação relembrar que existe.
Iluminam a tela, produzem som ou vibram – as notificações existem em vários formatos.
Se há uma notificação, inconscientemente o usuário também procura uma recompensa: seja isso um like ou um alerta de que foi lançado algo que lhe interessa esperando ou não alguma interação por parte dele.
Deslizar para atualizar
Já viu tudo o que lhe interessava numa listagem ou acha que estão aparecendo sempre as mesmas coisas, é hora de atualizar as coisas. Um movimento tão natural como deslizar permite atualizar uma lista de itens renovando as informações visualizadas.
São menos toques na tela e é um movimento bem mais natural para o usuário do que tocar num botão "Atualizar". Há também a ilusão de que algo novo vai acontecer.
Scroll infinito
Não sente que o Instagram às vezes não tem fim? É justamente por isso que é uma aplicação que consome tanto tempo ao utilizador. O mesmo acontece com o Facebook e outros.
Sem um limite visual de onde acaba uma listagem, o usuário passa mais tempo dentro da app.
O Netflix também recorre a um recurso interessante que vai além que é o da reprodução automática de episódios para garantir que o utilizador não saia do app, as famosas maratonadas (nesse contexto seria assistir a todos os episódios de uma temporada).
Gamificação
Em linhas muito gerais, passa pela utilização de coisas próprias de uma experiência de jogo aplicadas ao dia-a-dia.
Um sistema de pontos em que ações do usuário vale determinado número de pontos, que então podem ser trocados por recompensas e/ou subir em algum tipo de ranking.
Além da questão da recompensa, isto também acaba por prender o utilizador a apps que recorrem a esta lógica.
Cores
Ninguém quer ter uma aplicação feia ou com pouca aparência. É aqui que as cores têm uma importância tão grande.
Tal como os sinais de trânsito recorrem a vermelho ou amarelo para indicar perigo ou atenção, também as aplicações usam esta técnica.
É por isso que muitas vezes as notificações são colocadas a laranja ou vermelho – porque pedem a atenção do utilizador, dizendo que há ali algo de novo.
O uso de imagens em um app é importante não apenas para o visual, mas também para sinalizar de forma agradável por exemplo, representar ações que estão embutidas em ícones que o usuário poderá tocar/clicar sem precisar poluir a tela com textos, também aquele fundo que incorpora a finalidade da tela ao invés de meramente uma cor sólida.
Imagens
O uso de imagens em um app é importante não apenas para o visual, mas também para sinalizar de forma agradável por exemplo, representar ações que estão embutidas em ícones que o usuário poderá tocar/clicar sem precisar poluir a tela com textos, também aquele fundo que incorpora a finalidade da tela ao invés de meramente uma cor sólida.
É claro que qualquer item citado tem que ser bem utilizado, o exagero por parte de qualquer uma das dicas pode causar a rejeição de app, embora digamos que o mesmo seja muito útil.
Comentários
Postar um comentário